terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Estatísticas !!!

Hoje foi divulgado o novo ranking da CONMEBOL, o sistema de pontuação é o mesmo adotado pela CBF este ano, contam somente as participações dos últimos 5 anos em campeonatos organizados pela CONMEBOL.

Óbvio, que se contabilizassem o histórico de todas as participações do CAP e das outras equipes, o Atlético estaria melhor posicionado, obviamente na frente do Coritiba. Mas mesmo assim, o resultado é preocupante, reflete a queda do time em campo após 2006, quando o CAP chegou até as semi-finais da Copa Sul-Americana.

Veja a classificação dos clubes brasileiros, clicando aqui !!!

O Atlético aparece atrás de times como: Atlético Goianiense (73º); Sport (76º); Avaí (79º); Coritiba (83º); Vitória (88º); para finalmente vir o Atlético Paranaense (99º).

É lastimável !!! Não é a realidade que eu gostaria de passar à você torcedor Atleticano, principalmente neste dia de Natal, mas são os fatos !!!

No ranking da CBF que foi divulgado semana passada, o Atlético aparece na  13ª colocação, com 11.078 pontos. Neste ranking o Atlético está melhor situado, mas levando em conta somente os últimos 5 anos, o CAP mais uma vez aparece atrás do Coritiba. Algo meio díficil de acreditar se fosse contabilizado o histórico de todas as competições.

Com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o CAP conquistou 300 pontos pela terceira colocação na Série B 2012. O Furacão começa o novo ranking da CBF na frente dos outros três times que obtiveram o acesso - Vitória (15º), Goiás (16º) e Criciúma (33º) - e de times que estão na primeira divisão - Botafogo (14º), Bahia (17º), Náutico (22º), Portuguesa (23º) e Ponte Preta (24º).

Você confere o ranking, clicando aqui !!!

Não é a realidade que eu gostaria de passar à você torcedor Atleticano, principalmente neste dia de Natal, mas são os fatos !!!

Pois bem, semana passada foi divulgada também uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Paraná Pesquisas.

A seguir, texto e imagem retirado de: www.paranaonline.com.br

 

Realizada entre janeiro e novembro de 2012, com 15.034 pessoas, a pesquisa aponta o Furacão com 22,55% da preferência dos torcedores, contra 21,54% do Coxa. Um empate técnico, se considerar a margem de erro, entre 1% e 3%. Os dois só ficam atrás daqueles que não torcem pra nenhum clube - 29,53%.

Na última pesquisa, realizada em 2008, o Rubro-Negro contava com 24,60% dos torcedores - uma queda de mais de 2% -, enquanto o Alviverde tinha 21,29% da preferência - aumento de 0,25%.
 
Mas, apesar do equilíbrio, o Furacão ainda leva vantagem na maioria das divisões dos torcedores. 24,04% contra 22,61% no masculino e 21,21% contra 20,57% no feminino. Além disso, a torcida atleticana se caracteriza por ser mais jovem. Enquanto o Coxa leva vantagem na escolha de torcedores entre 45 e 59 anos (21,31% contra 19,12%) e acima de 60 anos (23,33% contra 16,76%), o Rubro-Negro é maioria em todas as outras categorias. A maior diferença está entre 16 e 24 anos, com 30,42% dos torcedores adeptos do Atlético, contra apenas 23,59% de coxas-brancas.

A principal divisão está nas regiões de Curitiba. De acordo com a pesquisa, a capital paranaense foi divida em nove regiões, nas quais o Atlético vence em seis e o Coritiba apenas em três. Porém, o domínio verde e branco se encontra em bairros com maior poder aquisitivo, como Batel, Bigorrilho, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê, Mercês, Santa Felicidade e Tingui, enquanto a maioria do Furacão se encontra em regiões mais afastadas, como Ganchinho, Sítio Cercado, Umbará, Fazendinha e Xaxim.

Bom, respeito o instituto e os critérios utilizados, mas isso está meio esquisito !!!

Veja o vídeo deste post: Um show de torcida !!! E verá o que estou dizendo !!!

Em uma pesquisa realizada pelo mesmo instituto, só que mais abrangente. Percebemos atriste realidade que o estado do Paraná vive.

Texto a seguir retirado de: www.gazetadopovo.com.br
 
Em um levantamento exclusivo da Paraná Pesquisas para a Ga­­ze­­ta do Povo. O maior estudo do gênero feito no estado ouviu 113.962 pessoas em 70 municípios, entre janeiro e novembro deste ano. A margem de erro é de 0,5%.
 
O bando de loucos corresponde a 15,77% dos morado­res do estado, índice inferior apenas ao dos que dizem não torcer para ninguém (32,44%). O Atlético vem em segundo, com 7,72%, abrindo um bloco que tem, dentro da margem de erro, Palmei­ras (7,34%), São Paulo (7,12%) e Coritiba (6,97%). Logo atrás vêm Flamengo (6,69%) e Santos (5,28%), para, somente então, aparecer o Paraná (2,08%). É como se em cada dez paranaenses, cinco torcessem por times de fora, três por nenhum e apenas dois por equipes do estado.

O cenário fica mais dramático quando comparado a outro levantamento da Pa­­raná Pesquisas, de 2008. Os quatro grandes de São Paulo, a dupla Grenal, Flamengo e Vasco tiveram, juntos, um crescimento de torcida de 14% – só o Palmeiras perdeu fãs. O Corinthians cresceu 26,7% e viu sua liderança ficar mais folgada. Se em 2008 a vantagem para o Atlético era de três pontos porcentuais, agora o Timão tem o dobro de seguidores do Furacão.

Diferença que reflete o encolhimento da torcida do trio de ferro, uma redução de 17%. Tricolores (34%) e rubro-negros (19%) tiveram as maiores quedas. Os alviverdes caíram menos (7%), mas perderam o posto de quarta maior torcida do estado para o São Paulo, e viram o Fla­­mengo encostar.

Entre os clubes locais, a reação é responsabilizar a formação política e social do estado. O Norte coloni­zado por paulistas, o Oeste por gaúchos e os 40 anos como co­­marca de São Paulo deixaram uma herança cultural que limita o alcance dos principais clubes do estado às imediações de Curitiba. “Passou de Campo Largo, ninguém mais torce para os times do estado”, diz Rubens Bohlen, presidente do Paraná.

A pesquisa respalda, em partes, a avaliação. Antonina é a cidade mais distante da ca­­pital em que o trio de ferro domina. No interior, Ponta Grossa, Londrina e Paranavaí têm os times da cidade como os paranaenses mais populares – atrás dos paulistas.

A influência sanguínea, porém, não explica tudo. O Oeste gaúcho já tem o Corinthians como maior torcida em Cascavel e Foz do Igua­­çu. Dados do Censo-2010 mostram que 550 mil pessoas nascidas em São Paulo moram no Paraná. É menos do que a torcida do Santos no estado. O número de gaúchos (279 mil) não comporta os fãs da dupla de Grenal. Sinal claro de que há paranaenses de nascimento – filhos de migrantes ou não – torcendo por times de fora.
 
Uma radiografia completa das torcidas no Paraná, você confere clicando aqui !!!
 
Não é a realidade que eu gostaria de passar à você torcedor Atleticano, principalmente neste dia de Natal, mas são os fatos !!!
 
Seguimos......
......para sermos Gigantes, primeiro devemos dominar a nossa casa !!!
 
Rumo às grandezas então !!! Da-lhe Furacão !!!
 
Saudações rubro-negras !!! E que Deus abençoe a todos !!!

Leonardo Garcia Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário