terça-feira, 9 de abril de 2013

Clubes do eixo, no Sul não !!!

Encabeçados por Flamengo e Corinthians, os clubes do Sudeste dominam quatro das cinco regiões do Brasil em termos de torcida. Porém, a história não se repete no Sul do país. A Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo, empresa de consultoria esportiva que realizou uma pesquisa divulgada em março, revelou mais detalhes da setorização do estudo.

Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os clubes gaúchos dominam a preferência do público local. O Grêmio lidera com 18,9% dos entrevistados, mas é seguido de perto pelos torcedores do Internacional, com 16,4%. Só depois dos dois gaúchos é que os clubes do Sudeste dividem torcida na região, mas em escala bem inferior a Grêmio e Inter. 

A pesquisa nacional foi conduzida em 146 municípios, em todos os 26 estados e mais o Distrito Federal, ocorreu entre novembro de 2012 e fevereiro de 2013. A amostra compreende 21.049 entrevistados, acima de 16 anos.

Em todo o Brasil, a torcida do Fla lidera com 16,8%, 2,2% a mais que os torcedores do Corinthians. Ainda segundo o estudo, 20,8% da população brasileira não torcem para qualquer clube. A margem de erro para o universo pesquisado é de 0,68%.
 
Confira o ranking das torcidas na Região Sul:

1º) Grêmio - 18,9%
2º) Internacional - 16,4%
3º) Corinthians - 10,3%
4º) Flamengo - 4,9%
5º) São Paulo - 4,6%
6º) Palmeiras - 4,5%
7º) Atlético-PR - 4,5%
8º) Santos - 2,9%
9º) Avaí - 2,4%
10º) Coritiba - 2,4%
11º) Figueirense - 2,2%
12º) Vasco - 1,5%
13º) Criciúma - 1,4%
14º) Fluminense - 1%
Outros clubes - 3,9%
Não torcem para nenhum clube - 18,4%
 
 
Infelizmente tenho que admitir, não ter clubes do eixo dominando o Sul do país já é uma vitória. O legal seria ver o Atlético em terceiro e não o Corinthians, mas como sabemos de toda aquela história de colonização do interior do Paraná, fora os paulistas que vieram morar aqui, já era de se esperar.
 
Agora, sabemos que há uma grande parcela de pessoas que não torcem para nenhum clube tanto no Brasil como no interior do Paraná, local onde o Clube Atlético Paranaense poderia olhar com mais carinho. Não lotando estádio do interior com torcida adversária para ganhar dinheiro, mas sim levando a equipe para excursionar, fortalecendo o projeto das Embaixadas com diversas ações de marketing, jogos amistosos, jogos solidários entre outras tantas coisas.
 
Até mesmo, criando um plano de sócio torcedor à distância, coisa que o Clube não tem e na minha opinião faz muita falta. Acredito que já passou da hora de termos somente uma modalidade de sócio, o sócio de arquibancada. Podemos cativar outros tipos de sociedade com materiais exclusivos, revistas, matérias e videos exclusivos, etc.
 
Petraglia, eu sei que após a Copa as coisas serão bem diferentes, mas até agora, eu como sócio torcedor que sou, me sinto só mais um consumidor de um produto qualquer. Podemos fazer diferente, devemos ser mais valorizados !!! Não somente nós os sócios torcedores,   mas também aqueles que não são sócios !!! Todos precisam de atenção !!!

Por isso que deixo minha dica, se tivéssemos uma modalidade de sócio que pagasse, por exemplo, dez reais por mês e a cada mês recebesse, em casa, uma revista exclusiva do Atlético. Acredito que teríamos milhares de torcedores que se sentiriam mais prestigiados só por estarem contribuindo, de alguma maneira, com o Atlético.

Valores mais baixos e outras modalidades poderiam até mesmo acabar com a pirataria !!! Pois veja bem, o torcedor do Atlético que não tem cento e tantos reais para comprar uma camisa oficial, vai na loja da esquina e compra uma de 10, 15, 20 reais. Precisamos pensar na maior parte da torcida e a maior parte da torcida não é rica ou muito menos tem 100, 150, 250 reais para desembolsar por mês.

Entendeu Presidente ? Fica a minha humilde dica !!! Quem sabe assim, angariemos mais torcedores !!!
 
Ahhhh !!! Mais uma vez ganhamos dos coxas !!! Que beleza !!!
Nossa torcida é fantástica !!!
 
Saudações rubro-negras !!! E que Deus abençoe a todos !!! 

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com

Twitter do blog: @BlogMFA !!! Siga-nos !!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário