segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Baixada 99 anos (parte 3)

© 2013 Lucas Costa
Nova Arena da Baixada em obras !!!

Não viu ? Confira a Parte 1 e a Parte 2 !!!

Encerrando o especial "Baixada 99 anos" lá vai a terceira parte:
 
A construção da Arena da Baixada

De repente como consequência de fatos e tomada de posição, o velho estádio, o mais antigo do Paraná, face ao crescimento do Atlético, ficou com seus dias contados. Tudo foi derrubado impiedosamente, mas com o objetivo maior de fazer ali nascer o estádio mais moderno do Brasil.

Numa quinta-feira à noite, o Atlético vencia o Matsubara por um a zero, gol de Marcelinho. Este foi o último gol antes de vir abaixo. Surgia, depois disso, o projeto de construção da Arena da Baixada.
O objetivo era ambicioso: construir o mais moderno estádio da América Latina. Com direito a bolo comemorativo, maquete e lançamento de uma bela camisa prateada e do projeto Atlético Total, o Furacão ia ao encontro do sonho de toda a sua nação.
A partir daí, uma verdadeira procissão de atleticanos passou a dar seus palpites na obra, verificar o andamento passo a passo e a jogar conversa fora, criando uma versão moderna da Boca Maldita.
A movimentação era tão grande, a curiosidade tão à flor da pele, a paixão tão intensa, que mereceu uma atenção maior por parte do clube. Em mais um ato criativo, a diretoria resolveu vender as pedrinhas que haviam sido retiradas das paredes e arquibancadas da Baixada. Para completar, foi criado um mirante, seguro, alto, bem na entrada da rua Buenos Aires, para que todos pudessem acompanhar o andamento do trabalho. Se fosse pedido, aqueles que ali estavam seriam capazes de ajudar carregando tijolos, só para ver o Atlético cada vez maior. O tempo foi passando e a expectativa aumentando.
O Campeonato Brasileiro de 1997 ficou para trás e o time enfrentou dificuldades após a venda de seus principais jogadores da bela campanha de 1996.
Em 1998, veio o título estadual em cima da coxarada e da oposição federacionista, após oito anos de espera.
Um campeonato brasileiro irregular, acrescido de problemas financeiros, fez o torcedor pensar que o sonho estava muito longe ainda.
Desde o lançamento do projeto, pairavam dúvidas a respeito de ser ou não viável a empreitada. Tudo que o Atlético queria era ter um estádio com a funcionalidade do Amsterdã Arena, do Ajax e a proximidade com o campo, a mística do Old Trafford, do poderoso Manchester United. E construir isso com suas próprias forças, sem ajuda de instituições financeiras, nem de grupos estrangeiros, que começavam a desembarcar no Brasil.
 Aos poucos, com calma, muita paciência e perseverança, os homens que guiavam o destino do Atlético foram cimentando e erguendo a monumental Arena da Baixada.

A movimentação de torcedores aumentava e reuniões no caldo de cana em frente à Baixada deram origem ao grupo Amigos do Mirante, verdadeira confraria e marca indelével da paixão rubro-negra.
No momento em que o engenheiro Luiz Volpato e o então diretor de Patrimônio, Ênio Fornéa Júnior, divulgaram, após 526 dias de obras, quase três meses após o aniversário de 75 anos do Clube, que a nova Baixada poderia ser entregue ao povo atleticano, esse mesmo povo sentiu dificuldades para acreditar nessa imensa e irretocável verdade. Mas era verdade. O começo da venda de ingressos foi uma verdadeira loucura.

A cidade se movimentou em torno do grande acontecimento, marcado para o dia 24 de junho de 1999. Dia de São João Evangelista. Ou somente São João. Não faltariam os fogos de artifício, mas a festa não seria junina. O junho aconteceu por simples coincidência.

A Baixada, já de pé, recebia a visita curiosa e apaixonada do torcedor atleticano, empolgado com uma obra tão linda e perfeita.
E chegou o grande dia da inauguração, contra o Cerro Portenõ, tradicional equipe do futebol paraguaio.

Até o momento da inauguração da Arena, foram computados os seguintes dados refrentes à aplicação de materiais de construção: 228 mil sacos de cimento; 2.700 caminhões de concreto; 142.480 m3 de terra foram movimentados; 2.470 toneladas de aço; 750 toneladas de estrutura metálica; afora os elementos de suspensão pretendidos e materiais aparentes, madeira e aço galvanizado a fogo.
A medida do campo é 105 x 68m. Matematicamente, possui 32.864 lugares, todos cobertos, dispostos de forma que segue: 18.600 lugares na arquibancada inferior; 10.251 lugares na arquibancada superior; 2.591 cadeiras; 240 cadeiras executivas; 970 em camarotes e 212 no Restaurante VIP. A cobertura é constituída de telhas em policarbonato importado de Israel. O gramado possui dos tipos de grama, a rye grass e a tiflon 419.  O gramado obedeceu a um sofisticado sistema de drenagem. O estacionamento coberto pode acolher 300 automóveis. Há seis elevadores convencionais e dois panorâmicos. 184 projetores tipo power spot 3, 1500 Watts. 33 banheiros, 17 masculinos e 16 femininos. 68 lojas. Dez suítes para patrocinadores no anel inferior. 41 camarotes para dezesseis pessoas no anel inferior. 35 camarotes de nove a quinze lugares no anel superior. Dez lojas externas. Oito vestiários, dois principais, com 360 m2, completos. Os demais, amplos e confortáveis, mas sem os investimentos dos dois principais, hidromassagem, aparelhamento médico, etc.

A partir de janeiro de 2009, o Atlético paranaense deu início à construção da parte faltante das arquibancadas da Arena da Baixada. Dentro dos padrões exigidos pela FIFA, o Estádio Joaquim Américo Guimarães, remodelado, estará sendo palco de partidas para Copa do Mundo de 2014, pois Curitiba, em 31 de maio de 2009, foi confirmada como uma das cidades sedes do evento maior do futebol mundial.
As arquibancadas do primeiro piso foram entregues ao torcedor em agosto de 2009. São mais 3.200 lugares para o aficionado atleticano.
Texto retirado do livro: Clube Atlético Paranaense, uma paixão eterna (2010)
Autores: Heriberto Ivan Machado, Valério Hoerner Júnior e José Paulo Fagnani
Editora: Natugraf

E assim, terminamos de contar um pouco da história da nossa querida Baixada !!! Ansiosos estamos para a inauguração da Nova Arena da Baixada que se aproxima !!!

Minha homenagem ao nosso querido lar está aqui: http://www.atleticoparanaense.com/site/noticias/detalhe/31636/Confira-a-coluna-do-scio-Leonardo-Garcia-Dias-Ela-te-chama

Viva a Nova Arena da Baixada !!! Viva o Clube Atlético Paranaense !!!

Saudações rubro-negras !!! E que Deus abençoe a todos !!!

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com 

Twitter do blog: @BlogMFA !!! Siga-nos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário