sábado, 22 de março de 2014

O tempo dirá !!!


Amigos e amigas, Atleticanos e Atleticanas, hoje abro espaço para um coxa no Blog !!! O quê ??? Isso mesmo, acompanhe a visão coerente de um amigo pessoal e coxa-branca !!! Vale a pena ler !!!

O TEMPO DIRÁ! 
Por José Aníbal Petraglia

Sou Curitibano, resido longe de Curitiba há muitos anos e sou um não fanático Coxa Branca, desde criança. 

Vibrei muito com a Copa no Brasil, oportunidade única para um País dar um salto de qualidade na sua vida. 

Infelizmente, nossos Governantes deixaram passar o "bonde da História" e focaram poucas obras e mais os estádios.

O menos importante era ser a Sede da Copa, mas, sim, usar esta decisão e oportunidade para buscar Bilhões e Bilhões de Reais, para a Educação, Saúde, Segurança e a Mobilidade Urbana da nossa Curitiba e Estado...

A Copa na Cidade deveria ter sido o mote para as nossas bancadas de Deputados Estaduais, Federais, Senadores, suprapartidariamente, irmanados com o Empresariado Paranaense e Curitibano e junto com os Governos, Municipal e Estadual, transformar ainda mais Curitiba e o Paraná.

Se, somente para o Maracanã, no Rio, foram mais de 1,5 Bilhões, depois de outros tantos gastos em reformas anteriores à decisão da Copa no Brasil, porque deixar de buscar, no mínimo, o dobro disto para as nossas necessidades?

De adendo, poderiam ter conseguido mais um novo estádio para o Coxa e outro para o Paraná Clube.

Um dia, Curitiba terá mais de 5 Milhões de habitantes e comportará Três Times com os seus Estádios. É só uma questão de tempo!!!

Todos os Governantes e Políticos tiveram todas as condições de fazer muito pelas suas Cidades Sedes e somente uma ou duas, o fizeram e, assim mesmo, de forma bem parcimoniosa. Poderia ter sido muito mais.

Talvez isto tivesse evitado que o Governo Brasileiro doasse tantos Bilhões para a Bolívia, Venezuela, Equador, Cuba e África... As classes governantes e políticas estaduais deveriam ter exigido isto. 

Primeiro o nosso Brasil, depois os demais!

Conheço e vivenciei o Futebol Paranaense desde a Década de 60, indo aos Estádios torcer e acompanhei o assunto Copa em Curitiba e Arena FIFA, com todos os seus horrores.

A constatação das cegueiras e incapacidades dos nossos conterrâneos foi estarrecedora...

Ao invés de pensar grande, focaram seus umbiguinhos e ficaram discutindo quireras, dos preços de cadeiras e alimentando rixas clubísticas primárias, que só fizeram acirrar ânimos e retardar e impedir o desenvolvimento do que se avizinhava e que certamente virá.

Somente um homem, Curitibano por adoção, vislumbrou, já em 1995, a grandeza da conquista da Copa no Brasil, prevista já para 2006 e concretizada para 2014, demolindo e reconstruindo o seu estádio, por duas vezes, em menos de 20 anos....

E isto, com uma minoria de abnegados partidários, Conselhos Deliberativo e Diretor, demais profissionais e Funcionários, somados com mais de 60% dos Sócios pagantes que os apoiavam...

O que impressiona muito mais no Atleticano Mario Celso Petraglia, não é o que fez com o CAP de 1995 a 2008, que já um absurdo de coisas positivas e sucessos alcançados, e, sim, o que ele fez nos últimos menos de 28 meses da sua atual gestão!. 

Assumiu o CAP em 2012, totalmente detonado em apenas 3 anos da nefasta gestão anterior, com o Clube na Segundona do Brasileirão, cheio de problemas de toda ordem e com o Time acabado. Contava com muitos Jogadores de Terceiros, em vitrines sem retornos, compras duvidosas de jogadores, dívidas diversas e, o pior, a Diretoria anterior não queria a Copa na Arena. A cegueira era epidêmica, na Curitiba da época.

O seu projeto de grandeza CAPGIGANTE sempre passou pela Copa em Curitiba e sendo o Estádio dos 4 jogos, a Arena CAP, a ser chamada, temporariamente, de Arena FIFA.

A sua luta inicial foi conseguir que a Diretoria Adm + Chuteiras e seu presidente MM não entregassem o CAP para quaisquer das Construtoras e optassem pela Autogestão da Obra. Nesta hora, felizmente, o coração dos Atleticanos componentes do Conselho Deliberativo anterior falou mais alto e, ignorando o MM e sua Diretoria, optaram pelo único e melhor caminho para o Clube... Expurgaram as Construtoras e optaram pela autogestão da obra com somente Empresas Paranaenses.

Muito orgulho devemos sentir por aqueles nossos conterrâneos, que faziam parte do então Conselho Deliberativo e rechaçaram entregar seu Clube Atlético Paranaense, à sanha avassaladora e exploradora do quase Século de tradição e nome que tem, para gerar lucros e lucros para os cofres alheios!.

Pois bem, em cerca de 28 meses, a partir de Janeiro de 2012, ele saneou o Clube e Time, devolveu jogador mal comprado, reformulou elenco, trouxe Treinadores a baixos custos, formou Com. Técnica de qualidade e trouxe a Copa para o seu estádio, em luta insana contra tudo e contra todos. Torcidas adversas, invejosos de plantão, boicotes de toda ordem e, se isto não bastasse, boa parte da própria torcida atleticana e muitos que foram contrariados em interesses espúrios, trabalharam contra, de todas as formas possíveis e inimagináveis.

Plantaram mentiras, inventaram coisas, criaram factóides, criticaram tudo e todos, Time, Jogadores Técnicos, escreveram sandices em ilações malucas e não pouparam calúnias e injúrias contra o Cidadão Mario Celso Petraglia.

Ele, forjado numa Família de guerreiros, com a sua garra inesgotável, ignorou a tudo e a todos, em função do seu Clube e foi em frente. Claro que, sem antes, fazer a todos responder judicialmente pelas suas acusações. Aos acusadores os ônus das provas!!!

Qual um artista de circo, que faz girar dezenas de pratos em cima de várias e várias varetas, o MCP e seu anônimo grupo vieram tocando várias frentes de trabalhos, em diversas áreas, focado na obra da Arena FIFA e de garantir a permanência de Curitiba como Sede da Copa 2014.

Todos sabemos que não foi fácil conseguir e tudo que ele passou, tolerou e suportou pelo seu Clube do coração! 


Pelo histórico destes 7 anos decorridos, de aversão a ela por muitos brasileiros, desde a definição da Copa no Brasil, nunca mais na História dos Mundiais o Brasil voltará a sediar novamente uma Copa do Mundo... 

Certamente foi a sua Segunda e última vez como Sede de Mundiais de Seleções de Futebol!!!

Nunca mais ocorrerá tamanha oportunidade! E nós, Curitibanos, a perdemos gratuitamente e muito pouco a aproveitamos!

Voltando à Saga do Visionário Mario Celso Petraglia, com o seu sonho e amor incondicional ao Clube Atlético Paranaense, fez, num lapso de tempo, o inimaginável para qualquer pessoa, mesmo as mais incomuns e preparadas!

Disputou como pode, em diversos estádios e campos de futebol, o Ruralzão Paranaense falido e chegou a sua final com meninos do sub-23, disputou a final da Copa do Brasil com o Time Principal, só não a ganhando em função do ”Sobrenatural de Almeida” como dizia o Nelson Rodrigues, e chegou em 3º lugar o Brasileirão. Bem a frente de quase todos os grandes Clubes Brasileiros, incluídos os do eixão Rio-SP!

Com isto, conquistou uma vaga na Taça Libertadores e nela está embalado! Não duvido que venha a disputar a final e a ganhe dentro da sua Arena, ao contrário do que ocorreu em anos anteriores.

E, para coroar estas realizações, demoliu e reconstruiu a Arena CAP novamente, a fim de adequa-la aos novos encargos da FIFA e com muito menos dinheiro do que as verbas previstas e liberadas pelo Governo Federal, para isto. E por empréstimo, que pagará com as suas receitas, depois da carência legal existente.
É mole?...

Isto tudo, claro, o Sr. Mario Celso Petraglia não fez sozinho. 

Centenas de anônimos Funcionários e demais profissionais, honestos e corretos foram os realizadores de tudo, coordenados e chefiados por um fanático Torcedor Presidente, incompreendido e não aceito por uma grande parte das pessoas do Futebol Brasileiro e da Aldeia. 

Foi e continua sendo atacado, caluniado, vilipendiado, injuriado, desrespeitado e invejado, pela sua imensa capacidade de realização e de transformar seu sonho maior em realidade.

Ao observar a ARENA FIFA, em final de construção e acabamentos, pelas fotos e vídeos disponibilizados, é impossível não se emocionar, com a capacidade da nossa gente Curitibana e Paranaense, naturais ou por adoções!!!

Quem, neste mundo da era moderna da nossa Humanidade, em todos os seus Países, demoliu e reconstruiu um Estádio de Futebol, por duas vezes, em menos de 20 anos? E com tantas forças contrárias, abertas, veladas e ocultas???

Só conhecemos realizadores deste porte na nossa História da Civilização, através de Imperadores e Reis, com 100% recursos públicos e em obras que duraram Séculos... 

O que esse Torcedor Presidente fez para o seu Clube e Cidade não tem similaridade em lugar algum do mundo e, certamente, dificilmente o terá. 

Esta a razão de eu ter votado de que não existe, não só em Curitiba, mas em lugar algum do mundo, alguém com a capacidade, força e coragem do Mario Celso Petraglia, na sua área de atuação... E existem pessoas que ainda o criticam!!!

O que os Governos, Municipal e Estadual, aportaram nos seus 1/3 de recursos, cerca de R$ 110.000 000,00 cada, nada representam em função do que isto provocará e trará de retornos para a nossa Curitiba e o nosso Paraná! 
Aumentos do Turismo e da Economia, atração de novos negócios e investidores, pela divulgação das nossas riquezas e vanguarda, mundialmente reconhecida...

O CAP pagará seu quinhão, também de R$ 110.000 000,00, facilmente e gargalhando, pela sua imensa nova capacidade de gerar receitas!!! Jogos, Shows Nacionais e Internacionais, Naming Rights e Marketings diversos, assim como pelas receitas das Rádios e TV, ávidas por utilizar a Arena FIFA nos seus trabalhos e divulgações, por ocasião dos eventos! Eles todos também aumentarão seus retornos e lucros! E pagarão mais Impostos que retornarão em benefícios para a população... Um ciclo positivo e vitorioso!

Praticamente, todos os Ingressos para os 4 Jogos da Copa em Curitiba já estão esgotados e, se analisarmos, mesmo que superficialmente, o que eles gerarão e atrairão para a Cidade, assim como a divulgação mundial das nossas coisas, certamente será uma enormidade já fartamente divulgada pelos órgãos especializados, em Bilhões e Bilhões em retornos!!!

O CAP e Curitiba muito deverão a ele, Mario Celso Petraglia, por tudo que advirá do resultado das suas lutas e conquistas, em função da Copa do Mundo na Cidade de Curitiba e Arena FIFA!

O tempo dirá!

José Aníbal Petráglia
Curitibano e Torcedor Coxa-Branca


É meu amigo e minha amiga, não é um sonho não é algo real !!! Não acredita ??? Então verifique a prova clicando AQUI !!! O cara é coxa-branca !!! Quanto ao texto, é extremamente pontual e sincero !!! Simplesmente sensacional !!!
Saudações rubro-negras !!! 

Que Deus te abençoe, salvando você e sua família !!!

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com 

Twitter do Blog: @BlogMFA !!! Sigam !!!

Curtam "O Mundo dos Atleticanos" no Facebook !!!

Participe do Grupo "O Mundo do Futebol e dos Atleticanos" no Facebook !!!

Assistam os vídeos no canal do YouTube !!!

3 comentários:

  1. ADORTEI O TEXTO E FEZ BEM EM O COLOCAR EM SEU BLOG SRN BJOKAS RNEGRAS

    ResponderExcluir
  2. A Administração do tio Pet, é incontestávelmente admirada por qualquer pessoa com o minimo de bom senso.
    Esse Presidente não fez só pelo Clube Atlético Paranaense mas pela cidade de Curitiba, quiça Estado do Paraná
    na minha humilde opinião, já deve ser considerado cidadão emérito.

    ResponderExcluir
  3. A verdade dos fatos nunca foi estabelecida no dia da batalha , só com o passar do tempo que ela vira historia de verdade!

    ResponderExcluir