quarta-feira, 26 de março de 2014

90 anos de Paixão !!!

Alfredo Gottardi (Caju)

Neste dia tão especial para nós Atleticanos e Atleticanas abro espaço para um texto emocionante de um grande amigo meu, Rui Carlos Ribeiro. Creio que o momento relatado no texto a seguir representa fielmente o que é o Atlético para sua Torcida, algo emocionante, único, apaixonante !!!

O DIA EM QUE CAJU CHOROU

Nestes 90 anos de história, fui testemunha ocular do dia em que nossa Majestade do Arco – Caju – chorou de tristeza.

Ele, que sempre foi o guardião da antiga Baixada, seja no gol ou nos bastidores, chorou quando da mudança para o estádio Pinheirão.

Era uma tarde meio sombria, com um chuvisco, um dia que o CAP estava triste, ou seja, depois de 61 anos, estávamos abandonando nosso lar, nossa casa de muitos títulos e glórias. O destino seria incerto, uma aventura temporária, que quase acabou com o nosso clube.

O retorno se daria 9 anos depois em 1994 através do Presidente Farinhaque, com a remodelação da antiga baixada e neste dia CAJU voltou a sorrir, depois desse período triste de nossa história.

Mas em relação ao fato, ou seja, o dia que Caju chorou de tristeza, me lembro até hoje que da mudança do Atlético para o estádio do Pinheirão, estava eu e Lanzone (motorista da Jabiraca, Sr. Silvio Sady de Souza de saudosa memória), nos preparando para levar as últimas peças do clube, quando nos deparamos com uma pessoa no portão principal do estádio Joaquim Américo, fomos verificar quem estava pois nos parecia que a pessoa não se encontrava bem, ao chegarmos perto verificamos que era o Sr. Alfredo Gottardi a MAJESTADE DO ARCO, talvez o maior ídolo em toda história de nosso clube, o referido estava encostado no portão chorando pela despedida do local de tantas glórias que nos proporcionou e que nos identificou para sempre como a nossa casa, o nosso templo.

Foi na Baixada em 1930 que Caju estreou nas balizas de nosso clube. Em 49 foi nessa mesma baixada que ganhamos a alcunha de Furacão moendo adversários e no qual, o próprio Caju, passava o bastão ao Laio, a Fortaleza voadora. Em 1950, se retira em definitivo dos campos, para atuar fora deles. Foram 620 jogos em que fez sempre o melhor pelo nosso Atlético, o único time que atuou, dignificando nossas cores, por que dele sim, conhecemos o valor de se vestir o manto rubro-negro, que só vestimos por amor!

Nos anos seguintes, Caju fez de tudo, se sentia dono. A Baixada foi sua segunda casa e muitas vezes a primeira. Até tijolos assentou!

O CAP, jamais esqueceu dele, pois em 1997, batizamos o melhor CT do Brasil com o seu nome. Centro de Treinamento Alfredo Gottardi, mais conhecido como CT do CAJU.

Mas, o dia memorável para ele (Caju), deve ter sido a Reinauguração da Arena em 1999. Neste dia voltou a chorar, mas de uma alegria jamais esquecida, principalmente para ele, que por anos defendeu nosso Gol, que se fez Majestade, naquelas traves.

Em 2001 nos deixou, antes de ver o Atlético campeão brasileiro, mas tenho certeza que as mãos de Caju, defenderam muitas bolas naquele campeonato, mesmo estando na Baixada celeste!

A tristeza de Caju foi o fato  que me marcou muito, pelo amor que nossa Catedral/Arena desperta. A distância dela nos faz sofrer, mas agora é diferente, estamos retornando por motivos diferentes daquela época (uma copa do mundo) e vivemos o sacrifício nestes últimos 2 anos, por que teremos uma Arena ainda melhor.

Termino minha coluna, dizendo que quando de seu falecimento o mesmo foi velado já em nossa ARENA, mas com a certeza que dali jamais iríamos sair novamente e que ele como guardião, sempre estará atento, vigiando e zelando pelo nosso templo sagrado.

Rui Carlos Ribeiro (Torcedor Atleticano) 

*Fotos: acervo do Professor Heriberto Ivan Machado (Historiador do Atlético)

Parabéns para todos nós Atleticanos e Atleticanas !!!
Todos nós somos o Clube Atlético Paranaense !!!
#CAP90anosdePaixão

Saudações rubro-negras !!! 

Que Deus te abençoe, salvando você e sua família !!!

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com 

Twitter do Blog: @BlogMFA !!! Sigam !!!

Curtam "O Mundo dos Atleticanos" no Facebook !!!

Participe do Grupo "O Mundo do Futebol e dos Atleticanos" no Facebook !!!

Assistam os vídeos no canal do YouTube !!!

Um comentário: