Mesmo antes de saberem quais jogos seriam realizados em Curitiba, turistas de outros países já garantiram sua presença na cidade, durante a realização da Copa do Mundo, na primeira fase da compra de ingressos para o Mundial. Além dos torcedores das oito seleções que vão atuar no estádio Arena da Baixada (Espanha, Austrália, Rússia, Argélia, Nigéria, Irã, Honduras e Equador), a capital paranaense terá a presença de turistas vindos de todas as partes, conforme relatório de demanda da FIFA sobre a compra de ingressos em cada sede da Copa.
Na primeira fase da compra de ingressos
(quando os torcedores ainda não tinham a informação dos locais de jogos das
suas seleções) garantiram suas entradas para os jogos de Curitiba
norte-americanos, ingleses, colombianos, canadenses, alemães, mexicanos, chilenos,
franceses e peruanos.
Com a confirmação dos jogos e a escolha
dos locais para treinamento das seleções, a capital paranaense vive a
expectativa de recepcionar muitos torcedores e profissionais de imprensa da
Espanha (cuja seleção ficará sediada em Curitiba), da Austrália, da Rússia, e
demais países que jogarão por aqui. No entanto, ainda não há dados oficiais
sobre essa nova demanda de visitantes.
A aguardada “invasão estrangeira”
aquecerá os setores turísticos da cidade. “A vinda de turistas à nossa cidade é
sempre bem-vinda e comemorada. Estamos trabalhando muito forte para termos o
melhor receptivo ao turista dentre todas as sedes brasileiras”, afirmou o
presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Paulo Colnaghi.
Segundo ele, a realização da Copa do Mundo reserva para Curitiba um crescimento
no turismo para os próximos cinco anos. “Foi o que ocorreu na África do Sul. No
primeiro ano pós-jogos da Copa de 2010, o país teve crescimento de 23 % no
número de visitantes e a cada ano que passa o total de turistas só aumenta.”,
exemplificou.
Em 2012, o crescimento de visitantes
estrangeiros na África do Sul foi de 10% em relação ao ano anterior,
alcançando 9,2 milhões de visitantes.
Os jogos de Curitiba tiveram ótima
procura, ficando atrás apenas de São Paulo ( local do jogo de abertura da Copa
) e do Rio de Janeiro (que receberá a final da Copa do Mundo).
Os norte-americanos compõem o maior grupo de turistas que visitarão Curitiba, seguidos dos ingleses e colombianos, conforme aponta o levantamento da FIFA (veja o quadro abaixo). A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, em recente visita ao prefeito Gustavo Fruet, confirmou que a capital paranaense será muito procurada pelos americanos. “Somos o país que mais terá turistas aqui”, disse.
Os norte-americanos compõem o maior grupo de turistas que visitarão Curitiba, seguidos dos ingleses e colombianos, conforme aponta o levantamento da FIFA (veja o quadro abaixo). A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, em recente visita ao prefeito Gustavo Fruet, confirmou que a capital paranaense será muito procurada pelos americanos. “Somos o país que mais terá turistas aqui”, disse.
O lançamento do destino aéreo entre
Curitiba-Miami (Estados Unidos), que aconteceu em novembro do ano passado, é o
grande facilitador para a vinda de americanos à capital paranaense.
A Austrália é outro país que deverá
enviar muitos visitantes ao Brasil. O embaixador Brett Haccket, em encontro na
Prefeitura Municipal no início deste mês, também garantiu a presença de um
grande número de compatriotas em Curitiba. Segundo ele, a expectativa é que
aproximadamente 40 mil australianos venham para acompanhar os jogos da Copa do
Mundo. Deste total, 20 mil devem vir para Curitiba. No dia 23 de junho, a
Austrália enfrenta a Espanha – atual campeã mundial – na Arena da Baixada.
Em janeiro a FIFA encerrou a segunda
fase de venda de ingressos ao público geral, alcançando a marca de 1,5 milhão
de ingressos destinados aos torcedores. Os dez países que mais adquiriram
ingressos são: Brasil (906.433 ingressos), EUA (125.465), Colômbia (60.231),
Alemanha (55.666), Argentina (53.809), Inglaterra (51.222), Austrália (40.446),
França (34.971), Chile (32.189) e México (30.238). Ainda não há separação de
número de torcedores para cada local de jogo desta etapa de compra.
A próxima etapa de compras inicia dia 12
de março.
O sucesso da Copa em Curitiba é tão evidente que a imprensa local teve de engolir em seu jornal a matéria acima, reproduziram na íntegra no jornal Tribuna do Paraná, clique AQUI e veja !!! A Tribuna do Paraná pertence ao mesmo grupo da Gazeta do Povo e RPC TV, o GRPCOM. No dia 02/01/14 a Gazeta do Povo veio com a seguinte manchete no caderno Turismo/Copa: Curitiba terá turistas de "bolso fechado" na Copa !!! Pois bem, confira a matéria completa clicando AQUI !!!
Amigos e amigas, Atleticanos e Atleticanas, claramente a matéria é negativa e falta embasamento, informação, pesquisa !!! Ou será que o objetivo era passar só um lado da moeda ??? Curitiba não receberá somente os turistas das oito seleções que jogarão aqui, isso é muito claro !!! Outra ponto que não foi mencionado na Gazeta e a Prefeitura mencionou é a questão do "legado turístico", pense comigo: se você viajou para um lugar e gostou, por acaso não iria voltar mais uma vez ?
A Gazeta do Povo baseou-se em um "dado estatístico", somente um, e além disso desmereceu as seleções e os turistas que virão para Curitiba, poxa vida, segundo plano ??? Não há nada melhor do que ver a imprensa local engolindo o sucesso da Copa do Mundo, várias matérias de jornais e telejornais foram melancólicas, não agregaram nada ao Evento em Curitiba e desmoralizaram o projeto na capital !!! Pois saibam que o sucesso da Copa do Mundo em Curitiba levará vocês, imprensa local, ao nocaute !!!
Saudações rubro-negras !!!
Que Deus te abençoe, salvando você e sua família !!!
Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com
bem isto vão ter que nos engulir heehehheeh plageando zagalo heehheeh bjokas rengras.
ResponderExcluirCertinho !!! KKK Bjos
Excluir