sexta-feira, 7 de março de 2014

Não será uma "zona" !!!


Arena Pantanal em dezembro passado !!!

Pois é, agora foi pra valer !!! A revista francesa "So Foot" publicou na última segunda-feira uma matéria a respeito da Copa do Mundo e usou a palavra "Bordel", que no francês tem dois significados, para rotular os acontecimentos do Evento no Brasil. Bom, vamos lá, acompanhe a matéria do portal UOL repercutindo a posição da "So Foot" !!!



Desta vez é verdade. Um mês depois da polêmica gerada por um texto falso atribuído à revista France Football que criticava fortemente a organização da Copa do Mundo no Brasil, o site da revista esportiva francesa "So Foot" publicou uma extensa reportagem sobre a preparação do Brasil para o Mundial. O texto, carregado de sarcasmo e humor ácido, mostra a que veio já no título: "Viva a Bagunça Brasileira!" (Vive Le Bordel Brésilien!). Em francês, a palavra bordel serve tanto para designar casas de prostituição quanto uma grande bagunça.
A reportagem divide as cidades-sede em três grupos: as que realmente deveriam estar sediando a Copa e que valem a viagem, mas que nem por isso estão livres de problemas (Les villes où ça devrait le faire), as sedes em que inevitavelmente a Copa será uma bagunça ("Les villes dans lesquelles ce sera forcément le bordel"), e aquelas onde o melhor mesmo é deixar para ver os jogos pela televisão ("Les villes dans lesquelles on verra peut-être un match, mais à la télé de préférence").
No primeiro grupo, estão Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Nessas cidades, a revista identifica problemas menores, como problemas de conexão com a internet e falhas nos telões no estádio do Beira-Rio, na capital gaúcha. Já sobre Brasília, a reportagem destaca o alto custo de construção do Estádio Nacional Mané Garrincha, em uma cidade que não possui clubes de expressão no cenário nacional.
Já no segundo grupo, o da bagunça inevitável, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal. O Aeroporto do Galeão (RJ) é descrito como "indigno de uma capital turística": "Edifícios degradados, pistas saturadas nas altas estações e paralisação das atividades em cada chuva forte prometem grandes doses de diversão", ironiza a publicação.
Sobre São Paulo, a reportagem afirma ser a cidade "irmã da Cidade do México e prima do Cairo (capital do Egito)", centros urbanos conhecidos mundialmente pelo trânsito caótico. Já Salvador teria um trânsito difícil na hora do rush. "Considerando que o estádio [Arena Fonte Nova] fica em uma região central da cidade, vai haver sofrimento".
Finalmente, no grupo das cidades em que seria melhor ver os jogos pela TV, estão Cuiabá, Manaus e Curitiba. O aeroporto da capital mato-grossense é descrito como "um campo de barro". "[O aeroporto] é do tamanho de uma cozinha, mas há que um lindo papagaio pintado na parede. Nenhuma grande nação vai jogar em Cuiabá. E depois dizem que o sorteio é aleatório". Já Curitiba é tratada como a "grande emoção pré-Mundial", com a dúvida até o último minuto sobre se o estádio estará ou não pronto a tempo.

A reportagem critica não só a situação dos estádios, aeroportos e infraestrutura em todas as 12 cidades-sede brasileiras. Sobrou também para a Fifa, para o seu presidente, Joseph Blatter (descrito como alguém que, no Brasil, nunca havia colocado os pés fora do Copacabana Palace), e para o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke. A revista afirma que o turista que vier à Copa vai encontrar: filas em todos os lugares, voos atrasados chegando às cidades dos jogos após o término das partidas e torcedores enfurecidos por perderem o espetáculo.
O texto continua: "Nenhuma cidade-sede tem capacidade de entregar a tempo o trio de obras 'estádio + aeroportos + obras de mobilidade urbana'. No caso dos aeroportos, os processos de licitação das obras só foram lançados após as eleições de 2010. Quanto à mobilidade urbana... não se moderniza um país em seis meses, especialmente um país como o Brasil. E por mobilidade urbana entende-se os meios mais básicos de transporte: vias de acesso a locais turísticos, estradas, corredores de ônibus, metrô e trens urbanos etc. Logo, serão os seus pés os que farão a maior parte do trabalho."
De acordo com a reportagem, parte da culpa para que se tenha chegado à marca dos 100 dias para o início da Copa na situação em que se chegou é também da entidade que comanda o futebol mundial. "A Fifa, do seu lado, é prisioneira de um Brasil com quem ela briga/late/chicoteia a cada semana, como se tivesse tratando com uma criança, com um sentimento vago de que é tarde demais".
Sobrou até para o "jeitinho brasileiro": "Joseph Blatter, então, agora se mostra chocado: 'Nenhum país teve tanto tempo para se preparar quanto o Brasil', e ele está certo. Errado ele estava em 2007 [quando o Brasil foi escolhido como sede da Copa], ao impor ao país um "padrão Fifa" que estava distante demais de sua realidade, e que culturalmente não sabe dizer não. Mas sabe dizer, porém, quando já tarde demais, "desculpe, mas teremos que fazer alguns arranjos".

A reportagem foi publicada no dia 3 de março. No dia seguinte, a revista publicou novo texto sobre o Brasil e a Copa, desta vez destacando as manifestações que varreram o país em junho do ano passado, durante a Copa das Confederações, apontando que o povo brasileiro está insatisfeito com o alto custo da preparação do país para a Copa, majoritariamente custeados pelos cofres públicos.

Fonte: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/03/07/revista-francesa-detona-a-copa-no-brasil-viva-o-bordel-brasileiro.htm

Começarei desmontando parte da matéria pelos argumentos serem baseados em outros jornais e portais. Na matéria original da "So Foot" no final da página há um espaço das "Fontes", verifique e veja onde o tal jornalista David Porter se baseou. Segundo consta, o jornalista fez relatórios exclusivos somente em Cuiabá, São Paulo, Rio e Brasília. Bom, este tipo de "jornalismo" de juntar matéria de outros lugares sem ir pessoalmente conferir eu faço por aqui e de graça !!! Se o cara é profissional, eu sou amador, que tipo de jornalismo é este ???


É aí que o tal do círculo vicioso entra em questão !!! Te pergunto, por exemplo: os jornalistas da Folha, Estadão, Uol e etc, vieram em Curitiba conferir o que publicaram ??? Acho difícil hein, o eixo do mal fala quase todo dia de Curitiba sem conhecimento, experiência própria, fica repercutindo inclusive fotos e vídeos da Arena de meses atrás !!!

Porém não discordo do tal jornalista quando cita problemas que o mundo inteiro sabe que o Brasil tem e não é de hoje !!! E não pense você que os próprios franceses não enfrentam problemas em seu país, assim como até mesmo os E.U.A enfrentam. Dizer que São Paulo é um grande centro metropolitano e enfrenta problemas é batido, as cidades irmãs de São Paulo também enfrentam, não se faria mágica para receber a Copa !!!

Creio que em Curitiba os turistas não enfrentarão problema na mobilidade urbana, poderão tranquilamente ir a pé do hotel para Baixada e da Baixada para restaurantes, shoppings e hospitais. Tudo isso devido ao fato da Arena da Baixada estar situada numa área extremamente valorizada e eficiente, não há o que temer, os estrangeiros virão andando para Baixada tirando onda !!! E quem não puder vir andando que venha com um táxi, o tal do David Porter esqueceu que nos dias de jogos haverá um trânsito bem menor do que nos horários de pico nas grandes capitais do Brasil, ou será que não sabe, não se informou ? É um esquema especial para Copa !!!

Quanto ao tempo de preparação do Brasil sem dúvida foi grande !!! Não há do que reclamar, a não ser dos governos (Federal, Estadual e Municipal) que não andaram na linha e prejudicaram sim um maior êxito no Evento !!! Não tenho dúvidas de que a Copa será um sucesso, inclusive um marco histórico social (manifestações populares) em uma nação que parece estar acordando para vida !!! O sucesso da Copa, em todos os sentidos, poderia sim ser maior do que será !!! Mais repito, não será um fracasso, não será uma zona !!! Será um sucesso inesperado !!!

Saudações rubro-negras !!! 

Que Deus te abençoe, salvando você e sua família !!!

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com 

Twitter do Blog: @BlogMFA !!! Sigam !!!

Curtam "O Mundo dos Atleticanos" no Facebook !!!

Participe do Grupo "O Mundo do Futebol e dos Atleticanos" no Facebook !!!

Assistam os vídeos no canal do YouTube !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário