domingo, 6 de abril de 2014

Copa aqui 17 (Mobilidade)

O Mundo do Futebol e dos Atleticanos retransmite na íntegra um importante comunicado da Prefeitura para todos que pensam que a Copa não foi planejada em Curitiba, acompanhe !!!
A Rede Integrada de Transporte terá condições de transportar em direção ao Estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada, até 27 mil passageiros por hora nos dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba. A programação especial, feita pela Urbs e já entregue ao Comitê Organizador Local (COL), prevê a criação de cinco linhas especiais e o reforço de cinco linhas do Expresso (BRT) e dos Interbairros I e II, num total de 146 viagens por hora. Se todos os ônibus saíssem do mesmo ponto, o total de viagens representaria um ônibus a cada 40 segundos.
A operação especial do transporte coletivo também prevê o atendimento ao público da Fan Fest, com a criação de uma linha especial que sairá da Praça Tiradentes.
Também faz parte da operação a ampliação do número de fiscais do transporte coletivo o que reforça a atuação do Centro de Controle Operacional (CCO), que terá condições de liberar e substituir ônibus ou promover alterações de rota rapidamente, se necessário. A projeção de reforço leva em conta os bloqueios de trânsito em ruas próximas ao estádio e a necessidade de desvios a serem feitos por ônibus. Não haverá bloqueio nas canaletas do sistema Expresso.
Linhas especiais
Nos dias de jogos em Curitiba – 16, 20,23 e 26 de junho – vão circular as linhas especiais Aeroporto/Boqueirão, Circular Copa; leva e trás Unicuritiba 1 e Unicuritiba 2; e leva e trás PUC-PR.
A Linha Aeroporto/Boqueirão vai fazer a integração do aeroporto com o Eixo Boqueirão, possibilitando acesso à Estação Getúlio Vargas, a um quilômetro do estádio; e à região central da cidade, com paradas no Shopping Estação e na Praça Carlos Gomes. A projeção é de até dez viagens por hora.
As duas linhas de ônibus que já atendem o aeroporto – o Executivo Aeroporto e o Ligeirinho Aeroporto – que hoje atendem em torno de 450 passageiros por hora também serão reforçadas. O reforço das linhas do Executivo e do Ligeirinho e mais a especial Aeroporto/Boqueirão vão garantir o atendimento de até mil pessoas por hora.
Outra linha a entrar em operação nos dias de jogos será a Circular Copa, que vai passar pela região central, nos moldes do Circular Centro, mas fazendo a ligação com o estádio. Ao contrário do Circular Centro, que opera com microônibus, a Circular Copa terá ônibus do tipo comum, com 80 lugares e capacidade para, se necessário, ter um ônibus a até cada dois minutos.
Outras três linhas especiais – nesse caso gratuitas – vão fazer a ligação de estacionamentos que ficarão localizados nos dois campi da Unicuritiba e no campus da PUCPR no Prado Velho. São as chamadas linhasPark and Ride que vão fazer, no sistema “leva e trás” a ligação do estádio com os espaços destinados a torcedores que compraram ingresso com estacionamento e indicado pela FIFA, como jornalistas, técnicos, etc.
A Unicuritiba1 terá oito ônibus articulados que vão trafegar em faixa exclusiva com frequência aproximada de quatro minutos nos horários de maior movimento e operação especial na saída do estádio, podendo ter a saída de um ônibus por minuto. A linha Unicuritiba2 terá cinco ônibus do tipo comum, também em faixa exclusiva, com freqüência aproximada de cinco minutos, podendo chegar a um ônibus a cada dois minutos no horário de saída do estádio.
Park and Ride PUCPR será feita por seis ônibus do Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (Sites), sendo três deles adaptados para transportar até dez cadeirantes e outros três em condições de transportar até cinco cadeirantes.
Reforço
A Arena da Baixada, onde vão acontecer os jogos da Copa fica entre três eixos do sistema Expresso – Norte, Sul e Boqueirão e próximo a quatro estações tubo de biarticulados e de pontos de paradas do Interbairros I, linha circular que conta com dez ônibus híbridos, movidos a eletricidade e combustível.
A projeção feita pela Urbs é de 75 viagens por hora, uma frequência de praticamente um ônibus a cada 30 segundos, nas estações Petit Carneiro, das linhas de biarticulados Pinheirinho e Santa Cândida/Capão Raso; Coronel Dulcídio e Oswaldo Cruz, da linha Santa Cândida/Capão Raso; e estação Getúlio Vargas, onde passam os biarticulados na cor vermelha, da linha Boqueirão e biarticulados na cor azul das linhas diretas expressas (Ligeirão) Boqueirão e Pinheirinho/Carlos Gomes. O reforço nessas linhas vai garantir o atendimento de 18 mil passageiros por hora no deslocamento até o estádio pelo sistema Expresso, o chamado Bus Rapid Transit (BRT).
A operação especial inclui ainda 18 linhas que passam nas avenidas Visconde de Guarapuava e Silva Jardim e nas ruas Chile, Bento Viana, Alferes Ângelo Sampaio, Conselheiro Dantas, Alferes Poli e 24 de Maio. Estas linhas mais o reforço do Interbairros I e especial Circular Copa, vão fazer 103 viagens por hora, com capacidade para atender até nove mil passageiros por hora. Monitoradas pelo CCO elas podem ser reforçadas a qualquer momento que se fizer necessário.
Além de linhas especiais, do reforço em linhas que passam na região do estádio, da ampliação do número de fiscais no sistema e da atuação do Centro de Controle Operacional em condições de promover alterações em questão de minutos, os torcedores vão contar com toda uma rede integrada de transporte. Isso significa que o torcedor chegará ao estádio pagando uma única tarifa saindo de qualquer ponto da cidade ou chegando à Rede Integrada de Transporte a partir de 13 municípios vizinhos.
Com uma frota de 1.930 ônibus, a RIT transporta, por dia, 2,3 milhões de passageiros e atende além de Curitiba, outros 13 municípios da região metropolitana.
Meu amigo e amiga, Atleticano e Atleticana, se algum desinformado ou mal-intencionado vier te perguntar agora você já tem a resposta na ponta da língua. Muitas pessoas que são contra a Copa por aí ficam alardeando que será um caos em Curitiba, imagina na Copa e blá, blá, blá !!! Amigo, se precisar dar preferência para os turistas deixando os moradores da cidade de lado, adivinha ??? 
O regulamento da FIFA é bem claro e quando o Brasil aceitou fazer parte da festa acredito que sabia os prós e contras, bom, os políticos sabiam sim !!! Tudo é bem pontuado pela FIFA para que o espetáculo seja vendido da melhor maneira. Por exemplo, você sabe o que é uma área de restrição comercial ??? Tá no regulamento da FIFA !!! Não sabe ??? Então deixo abaixo dois links que te deixarão por dentro da jogada, veja e surpreenda-se !!!
  Bom, em Curitiba um eixo da mobilidade urbana já está resolvido !!! Em tempo faltam 66 dias para Copa do Mundo no Brasil !!! Prepare-se, o Mundo está vindo aí !!!
Que Deus te abençoe, salvando você e sua família !!!

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com 

Twitter do Blog: @BlogMFA !!! Sigam !!!

Curtam "O Mundo dos Atleticanos" no Facebook !!!

Participe do Grupo "O Mundo do Futebol e dos Atleticanos" no Facebook !!!

Assistam os vídeos no canal do YouTube !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário